08/07/2019

6 DICAS DE FOTOGRAFIA QUE PRECISAS SABER PARA INSTAGRAM

Quem me segue desde o início sabe que sou apaixonada por fotografia. Aliás, sempre fui, um pouco por culpa dos meus pais que me passaram esta paixão, a mim e ao meu irmão. 
A paixão vai muito para além de tirar fotografias bonitas. Para mim, a magia está em experimentar, testar e explorar coisas novas, desde ângulos, testes de luz, edições e outras brincadeiras que podemos criar através da fotografia. E tudo o que precisamos? De uma boa máquina e de alguma imaginação. Hoje vou desvendar seis dicas de fotografias que costumo seguir. 



MANUAL
Este foi provavelmente o primeiro requisito que o meu professor de fotografia nos deu na faculdade quando nos pediu para comprarmos uma máquina de fotográfica: ter modo manual! Isto porquê? Porque é aqui que vamos aprender tudo o que podemos e não podemos fazer com a máquina: perceber as velocidades de obturação, o ISO da máquina e a abertura da lente e acreditem que ao testarem e brincarem com o modo manual vão perceber o potencial gigante que está na fotografia.
DICA: Comecem por brincar com a abertura e velocidade da vossa máquina em modo manual mantendo o ISO sempre a 100. Depois de perceberem a mecânica entre a abertura e a velocidade, conseguem brincar com o sensor de luz e adaptar aos ambientes onde estão. 



LUZ 
Nas redes sociais como o instagram vemos cada vez mais registos diferentes no que toca a fotografia. Vemos desde um feed com um ambiente mais escuro, onde as sombras estão mais puxadas, a fotografias mais claras, com mais contraste ou mais clean e em tons pastel. 
Através de uma breve visita ao meu instagram conseguem perceber que sou do team “clean e com luz natural”. Praticamente nunca fotografo à noite pois gosto mesmo de brincar com a luz do dia e cria um efeito mais clean nas imagens. Aqui depende mesmo do gosto pessoal. Se preferem fotografias com mais contraste entre sombras, é uma questão de fotografarem com uma luz mais forte, mais picada e mais controlada. No meu caso gosto sempre de usar cantos com boa luz e com bases de contraste - normalmente bases brancas para puxar ainda mais pela luz dos objetos ou do que quero fotografar.

DICA: Experimentem brincar com fotografia de produto ou retrato com luz natural vs luz artificial em vários ângulos, uma mais exposta e menos controlada e outra mais picada

ÂNGULOS 
Sim, não podia deixar de vos falar dos flatlays! Uma febre que chegou há uns 3/4 anos ao instagram, especialmente para fotografias de still life e que ficou até aos dias de hoje. No entanto, há outros ângulos que podemos explorar. O truque está em encontrar um ângulo que favoreça o que queremos destacar na fotografia, seja um ângulo mais picado, mais fechado, de cima ou ao nível da cintura. A magia está em testar e encontrar a nossa própria linguagem fotográfica.
DICA: Na próxima vez que fotografarem, experimentem um ângulo diferente, fujam do óbvio e do que estão sempre habituados a fazer e testem, procurem, brinquem!



LAYERS E TEXTURAS 
Especialmente para retratos e comida! Adoro fotografar planos mais fechados e por isso acabo sempre por brincar com duas dimensões, com o desfoque e com texturas. Para isso, uso panos, peças de roupa ou até mesmo flores para criar um desfoque e dar uma textura diferente na fotografia. Experimentem brincar com copos de vidro e fotografar através deles, através de folhas de uma planta ou até mesmo começar a incluir peças de roupa só pela textura num flatlay - por exemplo quando vamos almoçar fora com as amigas, e acabamos por ir ao spot mais trendy da cidade, brinquem com os guardanapos, com as toalhas ou individuais, amachuquem, amarrotem, dobrem para criar um efeito diferente e deixem de lado o efeito “perfeito” das fotografias. 
DICA: Explorem várias texturas e vários objetos que tenham em casa como “cobaias” de fotografias para criarem efeitos e testarem coisas diferentes

EDIÇÃO
Provavelmente, uma das perguntas que mais recebo: que filtro uso ou como as edito. Confesso que uso sempre o mesmo filtro, foi um filtro que criei no Lightroom e que aplico em todas as minhas fotografias. Este é o segredo para conseguirmos um mural mais consistente, com uma imagem mais clean e uniforme. Mesmo quando uso máquinas diferentes, o facto de editar sempre com o mesmo filtro, cria esta coerência e dá este efeito de união entre as fotografias. Em breve terei novidades sobre este tema!
DICA: Fotografem em RAW, um tipo de ficheiro que serve como se fosse o “negativo” da vossa fotografia e que acaba por vos dar uma maior definição aquando da edição da vossa fotografia.



EQUIPAMENTO CERTO 
Sem dúvida que o equipamento certo faz toda a diferença! O mundo da fotografia é gigante e temos uma série de máquinas à venda, de várias marcas, vários preços, com várias especificidades e que por vezes pode deixar-nos um pouco perdidos. 
No entanto, a minha dica é explorarem um pouco mais sobre o tipo de fotografia que mais gostam para perceberem se vão investir ou não numa full frame, qual o tipo de objetiva que precisam etc. Um bom equipamento faz toda a diferença e hoje em dia já temos várias opções um pouco para todos os gostos, bolsos e objetivos! 

DICA: Peçam aconselhamento em lojas como a Worten que tem uma equipa especializada e que vos pode aconselhar da melhor maneira. 

_
Este post foi escrito em colaboração com a Worten
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig