09/05/2019

5 dicas para ser mais saudável

Muito mais do que estarmos em forma para o verão, querermos emagrecer ou entrarmos naquele biquini que sempre desejámos, há algo que é muito mais valioso que tudo isto: ser saudável. Quem me conhece e me segue desde o inicio sabe que perdi 25kg e que a verdade é que muito mais do que "fazer dieta", é sim introduzir um estilo de vida completamente diferente. Neste sentido e para quem procura ser mais saudável, seleccionei as 5 dicas que podem ajudar para quem está a começar. 


planeamento
sem dúvida que esta é uma das palavras-chave para que tudo funcione. É difícil resistir a tentações, especialmente se estamos em períodos de stress e passamos a vida a querer ir almoçar fora, jantar fora todos os dias ou estamos constantemente com cravings - quem nunca? O segredo aqui está no planeamento e saber organizar a semana e com isto quero dizer: marmitas! Sim, preparar as refeições é meio caminho andado que não fujamos ao nosso plano. Costumo preparar sempre as minhas refeições para a semana ao fim do dia de Domingo, normalmente cozinho sempre vários alimentos e guardo em caixas de vidro e durante a semana é só "montar" o que quero levar no dia. 

Quick wins: ovos cozidos, peitos de frango cozidos desfiados, vegetais salteados, arroz de couve flor ou cenoura no forno. São os mais comuns e o que costumo fazer mais vezes e acabam sempre por resultar em vários pratos diferentes para a semana.

Outra dica para quem não tem tanto tempo para organizar a semana, conheci recentemente a WTFIT que é uma marca que entrega refeições caseiras prontas para uma semana e que são a salvação, principalmente para aquelas semanas que andamos a mil ou para as semanas que se seguem a fins-de-semana fora (como é o caso desta minha semana). Se quiserem experimentar, usem o código JU10 para terem 10% de desconto. As opções são muitas e são deliciosas! 



shop local 
há cada vez mais mercados locais a ganhar vida, seja o do Principe Real com o mercado biológico ao fim-de-semana, seja o mercado mais próximo da nossa zona. O plano de sábado de manha passa sempre por espreitar o mercado para fazer algumas compras - normalmente fruta, vegetais e peixe. Começámos a consumir cada vez mais produtos locais e sem dúvida que a nível de sabor e de qualidade, é completamente diferente. 

pesquisar, pesquisar e pesquisar
Sem dúvida que uma das coisas que senti na altura que entrei neste processo de mudança de estilo de vida foi que pesquisava muito sobre o assunto e acabei por me interessar tanto pela área da nutrição que é algo que acabo por ler um pouco todos os dias. Vários temas, várias teorias, sobre vários alimentos e como posso incluir na minha alimentação. Sem dúvida que ao pesquisarmos sobre o tema, aprendermos a ler os rótulos e a ver os "ingredientes escondidos" fazem com que comecemos a fazer umas escolhas em detrimento de outras e deixamos de ter a duvida de "será que isto faz bem?". 

Uma dica que dou sempre, é procurarem uma nutricionista. Vai ajudar-vos a desvendar muita coisa, muito mais do que um plano para emagrecer ou engordar, o nutricionista ajuda-vos a saber fazer escolhas e a serem mais saudáveis. Para quem procura uma boa nutricionista, sem dúvida a minha querida Lillian Barros.


consistência
Dizem que criar um novo hábito demora cerca de 28 dias a ser "enraizado" e tomado como uma nova rotina e por isso a consistência é algo muito importante e que devemos seguir, não só na alimentação, mas também no exercício físico. Se há coisa que mais me ajudou em todo o processo e que me ajuda a manter o foco é o ginásio, sabemos que temos este compromisso para connosco e que nos faz bem. Além do mais, as aulas em grupo são sempre uma motivação extra - têm de experimentar a aula de AirFit por exemplo! Super divertida!

Para quem procura resultados mais imediatos, aconselho sempre a que consultem um PT para vos traçar o melhor treino para que os resultados sejam exactamente aquilo que procuramos e isso vai ajudar a manter a motivação para continuarmos nesta jornada de sermos mais saudáveis. Este mês o Holmes Place está com uma promoção em que oferecem o mês de Maio com 2 sessões de PT, 1 massagem e 1 aconselhamento alimentar. 



calendário
Ajuda muito! Foi um método que costumo usar principalmente para conseguir visualizar semanalmente e mensalmente o plano da dieta. No fundo é um calendário que colo no frigorifico e onde marco com um certo ou errado os dias em que segui tudo a risca e os dias de deslize. Desta forma conseguimos visualizar quando é que precisamos de compensar mais para equilibrar a nossa dieta e não cairmos no erro de estarmos sempre em "dias da asneira". 




SHARE:

1 comentário

  1. Para mim o planeamento é essencial. Caso contrário o mais provável é acabar por cair em desgraça :P

    ResponderEliminar

Blogger Template Created by pipdig