11/04/2019

Um futuro mais consciente

Nunca se falou tanto em proteção ambiental como nos últimos anos. Quem cresceu nos anos 90 lembra-se certamente das várias aulas e das várias acções em que nos falavam da reciclagem, da importância dos 3Rs, de poupar água a lavar os dentes ou a tomar banho, dos trabalhos manuais feitos com materiais recicláveis entre muitas outras coisas que marcaram a nossa infância. 


Hoje em dia esta consciencialização vai muito para além destas regras, que hoje em dia são básicas. Fala-se muito em consumo mais consciente, de forma mais sustentável e nunca se prestou tanta atenção aos materiais e à sua origem como hoje. Desde a redução dos plásticos, aos materiais prejudiciais ao ambiente e que engloba um pouco de todas as áreas. 


No mundo da beleza por exemplo, já vemos embalagens feitas com materiais reciclados, embalagens que reduziram a quantidade de plástico exponencialmente e com novas fórmulas 100% biodegradáveis e que são igualmente eficazes. Começam a aparecer algumas  legislações no que toca ao uso de plástico e de materiais descartáveis e também na moda começamos a ter opções mais amigas do ambiente



Sabemos que não conseguimos mudar o mundo da noite para o dia, mas a verdade é que podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance. Todos nós queremos ser mais conscientes nas escolhas que fazemos, seja na comida, seja nos produtos de beleza que usamos, ou até mesmo nas roupas que vestimos. E com isto não significa que deixemos de vestir algumas marcas que gostamos, antes pelo contrário. 



Chegamos a uma época em que olhar para os rótulos se tornou num hábito de muitas de nós, eu pelo menos falo por mim. Se com o boom da alimentação saudável começamos a aprender muito sobre alimentação, fez-nos pesquisar, querer saber mais e saber ler rótulos e a sua composição, também agora com esta preocupação crescente com o consumo mais responsável, olhar para as etiquetas começou a ser algo presente. Perceber os materiais com que são feitos e começar a explorar um pouco mais esta vertente.


Uma das primeiras marcas de fast fashion a lançar estas colecções consicous foi a H&M que todos os anos nos surpreende com peças feitas a partir de materiais reciclados, algodão orgânico e outros que são mais amigos do ambiente. Este conjunto é uma dessas mesmas peças que faz parte da colecção deste ano. Um conjunto super bonito, perfeito para várias ocasiões desde uma ida à praia, um almoço com as amigas ou até mesmo um casamento! E o melhor de tudo? É feito a partir de materiais reciclados. 



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig