21/04/2019

5 ideias de almoços saudáveis para a semana

Domingo aqui por casa é dia de organizar as refeições da semana que se segue. Costumo sempre preparar as refeições todas que faço fora de casa sempre que possível, desta forma consigo organizar e planear logo a minha semana a nível de refeições, sabendo de antemão quais os dias que tenho almoços fora ou que consigo comer algo feito por mim. 


O segredo de uma alimentação saudável está aqui mesmo, nas escolhas que fazemos. E se tivermos esta disciplina de organizar a nossa semana, a chamada meal prep, a nossa tendência para "desviar" do plano é muito menor. E quem fala em almoços, fala em snacks por exemplo. Hoje trago-vos 5 ideias de refeições saudáveis que podem fazer em casa e levar para o trabalho, ou que podem ser também boas opções para jantares rápidos, saudáveis e fáceis de fazer.


Uma das opções é o salmão no forno com limão e espargos,  hoje em dia já encontramos peixe de óptima qualidade em hipermercados. Continuo a preferir sempre os mercados, mas para quem nem sempre tem tempo para ir ao mercado, já há óptimas opções de peixe fresco no Continente ou no El Corte Ingês por exemplo. É uma daquelas refeições perfeitas para se fazer ao mesmo tempo que arrumamos a cozinha ou tratamos de outras coisas em casa basta embrulharmos uma posta de salmão marinada em limão e azeite com espargos em folha de alumínio e colocar no forno por 20 a 30 minutos até ficar assado. 

Para quem é fã de bowls, esta é uma das opções ideais para levar para o trabalho. Isto porque basta cozinharmos dois a três ingredientes e colocar em várias caixas e ir montando a gosto durante a semana, variando sempre nos ingredientes e na combinação. A sugestão de uma bowl vegetariana passa por uma mistura de alfaces, rúcula, dois ovos semi cozidos (basta deixarem apenas 6min quando a água levantar fervura e colocar logo em água fria para conseguirem que fique este efeito de gema mal cozida por dentro), meia batata doce e meio abacate. Delicioso!



Quem me conhece sabe que sou louca por zoodles, os noodles de courgette que é outra excelente opção de almoço para levar durante a semana, basta grelhar ou saltear miolo de camarão na wok com uma espargos et voila!

Outra opção de refeição saudável é o peito de frango grelhado, provavelmente um dos alimentos mais versáteis e que podemos fazer logo no Domingo. Grelhamos 2 ou 3 e podemos depois declinar para frango desfiado, frango laminado ou em cubos e adicionar em bowls, saladas ou simplesmente para acompanhar com legumes salteados. Por ultimo, uma bowl também ela de frango com ervas, arroz branco, abacate e legumes grelhados. 

SHARE:

1 comentário

Blogger Template Created by pipdig