05/03/2019

O Carnaval de Veneza

Confesso que nunca fui muito fã do Carnaval por cá. Desde miúda que alinhava na brincadeira de ir mascarada para a escola no dia de carnaval, mas a verdade é que deixei de me mascarar muito cedo. No entanto se há Carnaval que sempre me fascinou foi o de Veneza, pela sua história, pelos trajes e pela história por trás. 



Em Veneza o Carnaval tem a duração de 10 dias, com bailes em palácios durante a noite e saídas à rua durante o dia. Esta tradição surge no século XVI quando a nobreza se mascarava para sair à rua e misturar-se com o povo - desde aí que as máscaras passaram a ser o ícone de Veneza, máscaras brancas a cobrir a cara toda ou só a zona dos olhos. Cada uma delas mais bonita que a outra, cheia de desenhos, detalhes, pintadas à mão e com apliques como jóias, penas entre outros. Hoje em dia o Carnaval em Veneza é vivido ao máximo, existem fotógrafos que viajam para a cidade nesta altura do ano para captar os melhores disfarces - e a verdade é que as pessoas se vestem a rigor! Trajes de nobreza, com tecidos em veludo, bordados à la Marie Antoinette. Perucas super bem trabalhadas e adornadas.



Confesso que fiquei fascinada com o Carnaval em Veneza, as ruas enchem-se de pessoas mascaradas que encaram o papel "da nobreza", saem à rua e vão para cafés, esplanadas e para a Praça de San Marco mostrar o seu melhor disfarce. Se puderem visitar Veneza nesta altura do ano, aconselho a que visitem uma semana antes do fim-de-semana de Carnaval, começa a chegar muita gente no fim-de-semana e a cidade acaba por ficar bastante cheia. 

Outra dica para quem visitar Veneza no Carnaval, alinhem num Masked Ball, existem uma série deles que valem muito a pena!!
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig