12/02/2019

Armário Cápsula

... ou também conhecido por capsule wardrobe! Uma das resoluções para 2019 passava precisamente por construir um armário cápsula. Este é o primeiro post de uma série deles sobre como construir um armário cápsula, no que consiste, como podemos fazer boas escolhas, por onde começar etc. 



Para quem não sabe no que consiste, o conceito de armário cápsula nasceu nos anos 70 em Londres, mas foi nos anos 80 que Donna Karan deu um boost ao conceito quando criou uma colecção de apenas 7 peças de workwear.  No fundo o conceito obriga-nos a pensar um pouco mais sobre o consumo de fast fashion, nosso estilo, sobre as peças que mais usamos e a dar primazia a peças de qualidade em vez de quantidade.

"o conceito obriga-nos a pensar 
um pouco mais sobre o consumo de fast fashion"

Todas nós temos mais roupa do que devíamos e este conceito é perfeito para quem quer reduzir o número de compras que faz, mudar o mindset para "less is more" e claro, optimizar o guarda-roupa. Isto porque todas nós sabemos que acabamos por usar sempre o mesmo tipo de combinações: blazer, jeans e t-shirt's e vestidos no meu caso e por isso mesmo sabemos que estas são as peças em que temos de investir e que mais usamos. Tudo o resto, é raro usar. 

Neste sentido a estratégia é listar todas os looks que mais usamos, o tipo de peças onde nos sentimos mais confortáveis e começar em modo "Marie Kondo" com todas as outras peças que achamos que vamos usar mas honestly, sabemos que não vai acontecer. O objectivo será reduzir todo o nosso armário para 30 a 50 peças e a partir daí começar a construir. 

Com isto queremos sim reduzir a quantidade de roupa que não usamos, doando uma parte, vendendo outra (btw tenho algumas peças à venda aqui) e quem sabe reciclar ou reinvestir em peças de boa qualidade - um bom casaco de lã, uma camisola de caxemira em vez de duas ou três mais baratas, uma boa mala entre outras. 



Deixo-vos com uma check list que criei e adaptei e que me tem ajudado neste processo e que pode ser uma boa base para vocês também. Partilhem comigo algumas dicas que tenham e que possam ser úteis para todas nesta resolução de 2019. 

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig