26/06/2016

Limpeza de Pele, sim! Mas porquê?

SAM_9097.JPG


 


Já sabemos que devemos fazer e manter uma rotina de limpeza da pele para a mantermos saudável e acima de tudo livre de impurezas. No entanto, ouvimos muitas vezes que devemos fazer uma limpeza de pele mais profunda, tratamentos que só conseguimos fazer com a ajuda de produtos profissionais e de experts na matéria. Mas afinal de contas, qual é que é a importância desta limpeza de pele profunda? O que difere da nossa rotina diária de cuidados com a pele? Quais os principais passos? Como funciona? Onde podemos fazer uma boa limpeza de pele?


 


A limpeza de pele é de extrema importância pois quando a pele é bem cuidada conseguimos prevenir o envelhecimento da pele. Na verdade, associamos a limpeza de pele à extracção da pontos negros, contudo esta limpeza de pele é  muito mais do que isso. A Rita da BonaDea, onde costumo fazer alguns tratamentos de beleza como limpeza de pele e a extensão de pestanas, explicou-me um pouco mais sobre a importância da limpeza de pele mais profunda que hoje, partilho convosco.


 


 



# a importância


A nossa pele, principalmente a do rosto, está sempre exposta a diversos factores que influenciam a sua saúde como o stress, a alimentação, variações hormonais e factores externos como a incidência do sol, poluição e maquilhagem. Devemos fazer uma limpeza de pele regularmente, sempre que possível porque esta ajuda na diminuição do excesso de oleosidade, pois remove as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele, melhora a tonicidade deixando a pele mais firme e com mais elasticidade previne o envelhecimento, além de proporcionar uma aparência sempre limpa, hidratada, saudável e jovem. A renovação das células da nossa pele é estimulada constantemente, o que resulta numa pele mais lisa e livre de manchas que têm tendência em aparecer. 


 


# step by step 


Começa sempre com a remoção das impurezas mais superficiais. O primeiro passo é sempre a limpeza do rosto com um leite desmaquilhante, não só para retirar a maquilhagem, mas também todas as impurezas do dia a dia que se acumulam na pele. Segue-se o tónico que ajuda também na limpeza retirando os resíduos que possam não ter saído bem com o leite desmaquilhante. Para além disto, o tónico equilibra o Ph da pele, ajuda na diminuição da dilatação dos poros fazendo com que a pele fique mais receptiva aos produtos que vão ser colocados posteriormente.


 


Depois da limpeza com o leite desmaquilhante e o tónico, a Rita ou a Yolanda fazem a avaliação do rosto, verificam qual o nosso tipo de pele, quais os cuidados que cada tipo de pele requer e ainda analisam e indicam-nos quais os produtos mais indicados para cada uma, isto porque cada pele requer cuidados diferentes. No entanto o estado da nossa pele pode variar muito segundo os factores internos e externos a que está sujeita.


 


Esta avaliação do nosso tipo de pele é muito importante porque através dela, conseguem traçar quais os produtos de que precisa para a equlibrar e quais os mais indicados para continuarmos o tratamento. Ou seja, acaba por ser um tratamento personalizado porque os tipos de pele são diferentes e requerem cuidados e produtos diferentes. Por exemplo, tenho a pele normal com tendencia a oleosa, mas já me chegou a acontecer ter zonas mais desidratadas e esta avaliação foi fundamental para aplicarem os produtos certos e dar á pele o que ela precisa para ficar cuidada e equlibrada.


 


O passo seguinte é o uso e aplicação de um esfoliante especifico - uma pele sensível requer mais cuidado e um esfoliante menos agressivo. Este passo é extremamente importante porque elimina todas as impurezas que estão a obstruir os poros, devolvendo à pele o seu aspecto natural. Para além disso, sabemos que uma esfoliação regular é essencial para permitir que a pele do rosto possa absorver eficazmente todos os produtos que são colocados posteriormente e potencializar a acção de tratamentos de rosto que possamos fazer - cremes de dia, cremes de noite, cremes de olhos, anti-rugas, máscaras etc. A esfoliação facial é um cuidado que se deve de ter sempre, durante todo o ano, contudo nos meses antes do Verão requer um maior cuidado, isto porque se essa esfoliação for feita e de forma eficaz, a pele fica mais receptiva para absorver o protector solar e ajuda a ter um bronzeado mais homogéneo e sem manchas.


 


Depois da esfoliação passamos à parte do vapor, que vai ajudar na dilatação dos poros em resposta ao calor provocado pelo mesmo o que facilita na extracção dos pontos negros, pápulas e pústulas. Para além de todos este benefícios o vapor tem funções bactericidas e fungicidas que previnem a pele da contaminação e posterior inflamação principalmente num quadro de acne, que no meu caso, já foi bem severo. Depois do vapor, segue-se a parte da extracção.


 


A melhor parte vem depois, a massagem! Sim! As actividades do dia a dia aliadas ao stress deixam os nossos músculos do rosto tensos e nada como uma massagem para aliviar toda a tensão enquanto se trabalha também ao nível da tonificação e da circulação sanguínea da pele. Esta massagem é excelente como complemento do tratamento porque potencializa o mesmo ao mesmo tempo que tiramos o ar cansado do rosto tal como diminuímos papos e olheiras.


 


Segue-se a máscara. Depois da massagem nada como ficar a relaxar com a máscara no rosto num momento de tranquilidade. Existem vários tipos de máscaras e também aqui, a avaliação prévia da pele vai ser fundamental para sabermos qual aplicar, de acordo com as necessidades da pele. A máscara vai ajudar a hidratar o rosto, fechar os poros, dar mais luminosidade, controlar a oleosidade e diminuir a vermelhidão. Last but not least, o tratamento de limpeza de rosto termina com um creme de dia e com protector solar seja verão ou inverno para proteger a pele dos raios solares e de todas as agressões do meio exterior.


 


# why?


Confesso que a limpeza de pele foi algo que comecei a fazer na fase final da minha adolescência como recomendação do meu dermatologista. A verdade é que é um passo fundamental, além do mais hoje em dia andamos sempre numa correria, sempre em stress e nem sempre temos uma alimentação equllibrada, certamente já reparam que a nossa pele "fala" por nós e acaba por nos denunciar - andamos cansadas, a comer mal e a dormir pouco e tudo isto se reflecte na pele. Já que nem sempre temos tempo para relaxar, temos pelo menos de conseguir fazer uma limpeza de pele sempre que possível. A limpeza de pele é algo que todas devemos fazer sempre que possível e especialmente agora que o verão está a chegar.


 


 


 



 

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig