04/10/2012

DIARY | This Madame, is Versailles


Este palácio dispensa apresentações. É de longe o palácio mais bonito do mundo e acreditem que já vi bastantes. O Palácio de Versailles fica em França, perto de Paris cerca de 20km do centro penso e podemos ir facilmente visitá-lo apanhando a linha RER, saindo em Versailles Rive-Gauche. 


Chegamos ao destino em muito pouco tempo e assim que saímos da estação, percebemos logo por onde é que é o caminho, há imensas pessoas a visitar o palácio diariamente - só para terem uma noção o palácio recebe em média 8 milhões de visitas por ano. Fomos logo no primeiro dia que estivemos em Paris, aproveitámos e fomos durante a semana, pensámos que não estaria muita gente até porque o tempo estava nublado de manhã e era uma terça-feira, no entanto enganámo-nos.



Havia pessoas por todo o lado, tanto turistas como franceses. Havia também muita gente sem bilhetes para entrar no palácio e as filas eram assustadoras e ainda não eram 10horas da manhã. É aconselhável tirarem um dia inteiro apenas para Versailles e para os jardins, vale a pena passar algum tempo nesta zona. O bilhete custa à volta dos 18€, mas os residentes da União Europeia entre os 18 e os 26 anos não pagam - foi a nossa sorte, caso contrário ainda lá estaríamos a esta hora para comprar o bilhete.


Para quem quer saber um pouco mais sobre o palácio, bem na minha opinião é de longe o palácio mais bonito do mundo - é este e o palácio de Catarina em St.Petersburg. O palácio de Versailles foi mandado construir por Luís XIV, o conhecido Rei Sol que até então vivia no actual Museu do Louvre. O rei achava que o palácio onde vivia era demasiado pequeno, imagino ele devia sentir-se muito apertado no palácio, tendo em conta que se hoje visitarmos todo o museu do Louvre é o equivalente a percorrermos uma meia maratona (20km)


Situando o palácio na história, século XVII. Por aqui passou a corte francesa até às invasões francesas, foi aqui que morou a tão conhecida Marie Antoinette. É um dos maiores palácios do mundo, conta apenas com 2153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés (imaginem o trabalho que não deve dar limpa-las todas), 700 quartos, 1250 lareiras e 700 hectares de parque. Isto são tudo números oficiais, por algum motivo deve ser um dos maiores do mundo, certo?


Durante a nossa visita ao Palácio, ainda apanhámos a exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos que expôs algumas das suas peças ao longo de todo o palácio, esta foi uma das muitas esculturas maravilhosas da artista, mas dedicarei um post ao seu trabalho.


Todas as salas são diferentes e têm um tema. É tudo grandioso, as portas são monstruosas e o pé direito é uma coisa de cortar a respiração. Os tectos são todos trabalhados, as paredes com detalhes e portas talhadas a ouro. Há muita ornamentação e ostentação no palácio, ou não fosse um palácio típico do Barroco. Fico completamente fascinada por história e por história de arte, adoro saber tudo isto e através da arte conseguimos perceber o contexto sócio-cultural e económico-político das civilizações passadas. É de facto uma paixão e algo que me fascina imenso


Nesta capela, a capela do palácio foi onde a rainha Marie Antoinette casou com Luís XVI e onde se realizaram quase todas as cerimónias religiosas da corte naquela altura. É uma capela muito bonita, ornamentada e cheia de luz. 



Alguém já visitou o palácio de Versailles? É sem dúvida um lugar a não perder de vista, para mim um dos mais bonitos lugares do mundo.
SHARE:

3 comentários

  1. É o que acho óptimo em Paris, para nós mais jovens é óptimo pudermos viajar e visitar as coisas sem pagar (:

    ResponderEliminar
  2. Já lá fui há uns anos, mas não me lembro muito bem... ainda era novinha!

    Adoro o teu blog, podes visitar o meu? Era uma honra :)

    xx http://thefashionencore.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Também lá estive este ano em pleno Agosto e estava um verdadeiro inferno, pelo que vi nas tuas fotos Setembro é bem mais calmo, não queiras mesmo imaginar como estava Joana. As fotos estão óptimas.

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Blogger Template Created by pipdig